segunda-feira, 28 de abril de 2014

XIX Encontro Nacional de Economia Política acontece na UFSC, em junho desse ano



O Instituto de Estudos Latino-Americanos organiza, de 03 a 06 de junho de 2014, o XIX Encontro Nacional de Economia Política, o ENEP. A atividade, que é promovida todos os anos pela Sociedade Brasileira de Economia Política, será realizada em Florianópolis como um desdobramento das articulações feitas durante o Encontro Mundial de Economia Política, promovido pela WAPE, e realizado em 2013 na UFSC, também sob a coordenação do IELA. Na ocasião, o tema em debate foi a desigualdade no capitalismo mundial, e houve uma participação maciça de economistas e pesquisadores chineses, além de profissionais da Europa, América Latina, Estados Unidos e Canadá . Já o tema geral do Encontro Nacional será o neodesenvolvimentismo, assunto que vem provocando profundos debates não só no Brasil, que assumiu essa nova onda, mas também na América Latina.  

A proposta do evento que reunirá economistas, professores e estudantes de todo o país é discutir criticamente os rumos atuais do desenvolvimento brasileiro e mundial frente ao cenário de crise do capitalismo, a qual afeta de forma intensa os países da periferia do sistema. Ao mesmo tempo, o encontro pretende apontar alternativas a este contexto econômico e político atual. Além disso, proporciona, através dos grupos de trabalho, a oportunidade de apresentação e discussão democrática da produção científica da área da Economia Crítica. A SEP entende que este assunto é central nesse momento de crise internacional, especialmente quando as alternativas de política econômica tem sido tão polêmicas. Assim o ENEP, ao desvelar as discussões acadêmicas da Economia Política, possibilita à Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) constituir um posicionamento claro sobre a conjuntura política e econômica de um determinado período histórico.

O que é a SEP

A Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP), promotora do encontro, foi criada em junho de 1996, durante a realização do I Encontro Nacional de Economia Clássica e Política, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ). É uma associação sem fins econômicos que tem por objetivo garantir espaço ampliado de discussão a todas as correntes teóricas e áreas de trabalho que entendam a economia como uma ciência essencialmente social e que, por isso mesmo, tenham na crítica ao mainstream da Economia seu elemento comum e articulador das atividades acadêmicas e políticas.

Para aprofundar esse debate, a SEP promove anualmente um encontro científico para que todos os seus associados e demais acadêmicos e pesquisadores interessados possam apresentar seus estudos e trabalhos, cujo elemento comum é a crítica ao tratamento convencional dado à econômica, ao mesmo tempo em que procura recuperar os fundamentos e as categoriais analíticas essenciais da Economia Política. 

A UFSC como sede do XIX ENEP

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), criada há 53 anos, encontra-se atualmente organizada em 4 campi, com sede em Florianópolis, onde estão as principais unidades acadêmicas, bem como toda a infraestrutura física que dá suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão. A UFSC se organiza em onze unidades de ensino que congregam aproximadamente 80 cursos de graduação e aproximadamente 50 cursos de pós-graduação. Mais de 30 mil estudantes estão regularmente matriculados nas várias áreas de conhecimento. Ao longo de sua breve história a UFSC vem se firmando com uma das mais importantes universidades do país, com desempenho acadêmico exemplar em diversos cursos das áreas de ciências exatas e tecnológicas, ao mesmo tempo em que tem apresentado um papel destaque no estado de Santa Catarina e no país.

Uma das unidades de ensino com grande expressão dentro da UFSC é o Centro Socioeconômico (CSE), o qual abriga os cursos de Administração, Economia, Contábeis, Serviço Social e Relações Internacionais. É atualmente uma das unidades de ensino com o maior número de estudantes, uma vez que oferece cursos de graduação diurnos e noturnos, bem como programas de pós-graduação com mestrado e doutorado em todos os cursos específicos.

Nesta unidade, além dos cursos já citados, estão dois Institutos de Estudos: o INPEAU (Instituto de Pesquisas e Estudos sobre Administração Universitária) e o IELA (Instituto de Estudos Latino-Americanos), ambos atuando como unidades específicas de pesquisa e extensão e com projetos de pós-graduação em processo de criação. O IELA, criado oficialmente no ano de 2006, desenvolve estudos e pesquisas sobre a realidade Latino-Americana com o objetivo de proporcionar ao público brasileiro as condições para compreender melhor o continente onde vivemos, sua realidade e suas contradições.

Amparado em um conjunto de ações como organização de seminários, encontros nacionais e internacionais, cursos, palestras e intensa produção de material bibliográfico, o IELA contribui de forma fundamental no debate sobre a problemática latino-americana no contexto da UFSC e da própria universidade brasileira que, como sabemos, carece de um conhecimento mais profundo sobre os dilemas do nosso continente no estágio atual de desenvolvimento. Por isso mesmo, será o responsável pela organização do evento.

A coordenação nacional está a cargo dos professores Niemeyer Almeida Filho (IE/UFU, Presidente da SEP),  João Ildebrando Bochi (PUC-SP, Vice-presidente da SEP), e  Lauro Mattei (UFSC, diretor da SEP).

As informações sobre o Encontro podem ser acessadas no blog do evento: 

www.sepcongresso.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário