domingo, 26 de abril de 2015

Sessão Especial será sobre a China





















A Sessão Especial de Economia Política acontece no dia 27 de maio, segundo dia do ENEP, a partir das 8h, e contará com a presença de Zhu Andong, que é professor de Economia na Tsinghua University, em Beijing, China.

A proposta é trazer para os economistas latino-americanos um visão mais aprofundada da economia chinesa, que tem apresentado grande crescimento e apostado na parceria com essa parte do mundo. Hoje, o PIB chinês representa 15% do PIB mundial.

São incontáveis os acordos comerciais realizados entre a China e países latino-americanos, incluindo aí o Brasil. Nesse sentido, conhecer a realidade do país oriental se configura como muito importante para que se possa avaliar com clareza os acordos e as intenções que eles carregam.

Desde a década de 90, quando decidiu entrar na chamada "economia de mercado" a China vem sendo foco dos estudiosos. O país é o maior produtor mundial de alimentos, com 500 milhões de suínos, 450 milhões de toneladas de grãos. É o maior produtor mundial de milho e arroz. Atualmente é responsável pela construção da maior hidrelétrica do mundo, a Três Gargantas. É considerada a segunda maior economia do planeta, só perdendo para os Estados Unidos e tem sido um forte braço de equilíbrio de poder.

Esses são apenas alguns dos motivos para acompanhar a conferência e saber mais sobre o gigante oriental.

A mesa será coordenada pelo professor Niemeyer Almeida Filho (IE-UFU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário