sábado, 23 de maio de 2015

América Latina: olhares e perspectivas




Lançamento será no dia 26 de maio, às 18h, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu

Será lançado, durante o XX ENEP (Encontro Nacional de Economia Política), em Foz do Iguaçu, a primeira obra coletiva sobre a América Latina produzida por professores e pesquisadores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. A organização do livro é de Clara Agustina Suárez Cruz, Gentil Corazza e Nilson Araújo de Souza. Com  textos entremeados em português e espanhol o trabalho trata de  temas da história social e política, da literatura, da música, das artes, das políticas ambientais, da economia e da integração continental.

Este livro − oriundo do grande projeto que representa para todo o continente a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA − apresenta um amplo e variado panorama da América Latina. Inicialmente uma reflexão sobre a identidade latino-americana por meio da análise da diversidade cultural, étnica e sexual no continente. Logo são questionadas as relações entre a América Latina e os EUA a partir da obra de Victoria Ocampo e da revista cultural Sur.

O tema seguinte são as transformações ocorridas na Venezuela, Bolívia e Equador nos últimos anos, seus experimentos e o estágio atual da democracia participativa e direta nesses países. A partir da concepção crítica da Teoria da Dependência são analisadas as novas configurações e regulações do Estado na América Latina.

Também se aborda a música negra na diáspora e as relações com as práticas religiosas no rap gospel e um entendimento sobre a gênese das posturas nacionalistas e universalistas dos compositores latino-americanos no século XX e sua conexão com o modernismo musical europeu.

Na literatura discute-se o conceito de modernidade que os colonizadores impõem ao “Novo Mundo”, alargando-se para as artes, por meio da obra de Antonio Cisneros, Nadin Ospina e Nelson Leirner. Segue um olhar sobre o boom da literatura latino-americana. Depois a atenção sobre El oro y la paz do escritor Juan Bosch.

No tocante às artes são examinados o barroco latino e o poder simbólico do Torito de Pucará, objeto de cerâmica peruano. As políticas ambientais e de organização do território também são estudadas, tendo em vista os complexos dilemas comuns, novas formas de exclusão e expropriação territorial, com consequentes problemas fundiários estruturais, conflitos territoriais e alienação do território à economia.

Os textos finais examinam a economia e os processos de integração e desenvolvimento da América Latina: conceitos, inserção internacional, nacionalismo, assimetrias e possibilidades de desenvolvimento num país de capitalismo dependente.

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana − UNILA − é uma nova instituição pública brasileira de ensino superior proposta, em 2007, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso Nacional e instalada pelo governo brasileiro em 2010, quando iniciou suas atividades acadêmicas. Nasceu com características inovadoras, vocação e finalidade de promover a integração latino-americana.

Sediada em Foz de Iguaçu, na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, com um projeto arquitetônico portentoso de Oscar Niemeyer, tem estudantes latino-americanos e professores de toda a América Latina, Europa e África.

Seu objetivo é ministrar ensino de excelência, com aulas em português e espanhol, na graduação e pós-graduação, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover extensão universitária, tendo em vista a formação de recursos humanos qualificados a contribuir com o processo de integração continental em curso. Com uma perspectiva interdisciplinar proporciona um diálogo entre as áreas de Letras, Artes, História, Antropologia e disciplinas afins, atuando ainda em rede com outras universidades latino-americanas e organismos de integração regional.

Autores/as 
Angela Maria de Souza
Clara Agustina Suárez Cruz
Cláudia Lucia Bisaggio Soares
Danielle Araujo
Diana Araujo Pereira
Fabrício Pereira da Silva
Gentil Corazza
Gerson Galo Ledezma Meneses
Jorge Anthonio e Silva
Juliane Larsen
Luciano Wexell Severo
Luisa Maria Nunes de Moura e Silva
Nilson Araújo de Souza
Paulo Renato da Silva
Pedro José Granados Aguero
Senilde Alcântara Guanaes
Wolney Roberto Carvalho

Texto de divulgação da Editora Insular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário