terça-feira, 31 de maio de 2016

Manhã de quarta-feira (01) discute BRICS e Conjuntura















Patrick Bon (WAPE)

O segundo dia de atividades no XXI ENEP - dia 01 de junho - começa às 8h com a Sessão Especial Reinaldo Carcanholo de Economia Política, que terá a presença de Patrick Bond (WAPE/África do Sul), na conferência "World financial, trade and investment trends seen from the BRICS", com tradução simultânea. Ele é nascido na Irlanda do Norte, mas com sete anos mudou-se com a família para os Estados Unidos onde se formou em Economia na Universidade da Pensilvânia.

No início dos anos 1990 mudou-se para a África do Sul onde trabalhou com ONGs  na cidade de Joanesburgo, atuou no governo de Nelson Mandela e lecionou na Universidade de Witwatersrand. O trabalho de Bond versa principalmente sobre a economia política da África, finanças internacionais, o desenvolvimento eco-social e ecologia política e questões de desenvolvimento na África do Sul contemporânea. Ele trabalha em comunidades urbanas e com movimentos de justiça global em vários países. Lançou fortes críticas contra os regimes de governança neoliberais na África do Sul e além, e as falhas dos Estados capitalistas para enfrentar a justiça social e a degradação ambiental. É um dos cientistas sociais mais citadas na África do Sul.

Logo após essa conferência acontece uma discussão sobre a conjuntura brasileira, com a presença de Patrick, a diretora da SEP Maria Malta e Ester Dwek, ex-assessora do Gabinete da Presidência da República.


A coordenação da mesa será de João Ildebrando Bocchi (PUC-SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário