sexta-feira, 27 de maio de 2016

XXI edição do ENEP discute a economia da recessão



















Já está chegando a XXI edição do Encontro Nacional de Economia Política, que esse ano acontece em São Bernardo do Campo, a partir do dia 31 de maio, com atividades até o dia 02 de junho. Mais de 400 pessoas estão inscritas nessa que será uma edição histórica, pois marca os vinte anos da Sociedade Brasileira de Economia Política, nascida em junho de 1996, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ).

 A SEP uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo primordial garantir um espaço ampliado de discussão a todas as correntes teóricas e áreas de trabalho que entendam a economia como uma ciência inescapavelmente social e que, por isso, tenham na crítica ao mainstream seu elemento comum.

Para essa edição de número 21, estão programados minicursos, sessões especiais de debates, painéis de conferências e grupos de trabalho, tendo como tema comum a política econômica de recessão vivida pelo país.

Na terça-feira, dia 31, acontecem os minicursos: Pensamento econômico brasileiro no período autoritário: semelhanças não são meras coincidências, com Maria Malta (UFRJ), Bruno Borja (UFRJ) e Wilson Vieira (UFRJ);  Método e temas na Economia Politica Marxista, com Alfredo Saad (SOAS); Território e Globalização, com  Fátima Previdelli (UFMA) e Luiz Eduardo Simões de Souza (UFMA); Pensamento de Vânia Bambirra, com Fernando Corrêa Prado (UNILA), Roberta Traspadini (UNILA), Carla Ferreira e Mathias Luce (UFRGS); A política macroeconômica do Governo Dilma, com  Victor Leonardo Araújo (UFF) e Denise Gentil Lobato (UFRJ) e Austeridade fiscal e direitos sociais no Brasil, com Rodrigo Octávio Orair (IPEA), Vanessa Petrelli Corrêa (UFU) e Pedro Rossi (UNICAMP).

Na quarta-feira, dia 01 de junho, acontece a Sessão Especial Reinaldo Carcanholo de Economia Política, com a conferência de Patrick Bond (WAPE/África do Sul). Na parte da tarde é a vez dos grupos de trabalho e à noite acontece a Abertura Oficial seguida do primeiro painel que versará sobre o tema do evento: Economia Política da Recessão, com a participação de Niemeyer Almeida Filho (IE-UFU, coordenador), Clemente Ganz Lúcio (DIEESE), e Paul Singer (USP).

Na quinta-feira, dia 02 de junho, a primeira parte da manhã está reservada para a sessão de Comunicações, além do II painel que traz o tema “Ajuste fiscal e direitos sociais”, com  Patrick Rodrigues Andrade (PUCSP), Rosa Maria Marques (PUCSP), Salomão Barros Ximenes (UFABC) e Aquilas Mendes (FSP). Na parte da tarde, mais comunicações e a conferência de Al Campbell, do  Department of Economics, University of Utah, USA – IIPPE. As 17h acontece a homenagem a Paula Nabuco e logo em seguida a Assembleia da SEP.

No dia 03, sexta-feira, a terceira sessão de comunicações seguida do painel III – Mobilidade Urbana no Brasil, com  Christy Ganzert Pato (Escola do Parlamento SP) e um Representantes do BNDES. Na parte da tarde nova sessão de comunicações e o painel IV – Descaminhos dos governos de esquerda na AL: Brasil, Argentina, Uruguai e Equador, com  Marcelo Carcanholo (UFF-SEPLA), Julio Gambina (CLACSO, Universidade Nacional de Rosario, Argentina), e Antonio Elias (SEPLA, Uruguai).

No final do dia acontece a Cerimônia de encerramento.

Todas as atividades serão desenvolvidas na Universidade Federal do ABC, sobre a qual fala o presidente da SEP, Niemeyer Almeida Filho: “A UFABC “nasceu do zero”, como está expresso no seu site oficial. É fruto da enorme demanda da metrópole por profissionais interdisciplinares com capacidade de contribuição para o desenvolvimento do país. Destaca-se nela o componente da postura ativa na busca por soluções desconhecidas, ao invés do padrão passivo de receber o conhecimento acumulado dividido em uma série de especializações que dificultam a visão da totalidade dos problemas. Esta tônica serve de inspiração para pensar as políticas econômicas do futuro que atendam as demandas presentes. Parece-nos, portanto, muito promissor realizar XXI Encontro Nacional de Economia Política numa instituição como esta, pois a ideia de uma formação mais abrangente no campo da graduação em ciências econômicas aproxima-se da concepção que a Sociedade Brasileira de Economia Política vem sustentando desde a sua criação em 1996.

Por outro lado, este é um ano muito particular na história recente brasileira pela intensidade da crise política que se expressa num processo de impeachment da Presidenta eleita Dilma Rousseff. Há diversos trabalhos selecionados que abordam criticamente esta conjuntura, em geral mostrando sua natureza estrutural. Parece-nos que o espaço aberto à crítica conferido pelo Encontro Nacional mostrará, uma vez mais, que não é possível isolar o tema economia das questões sociais”.

A programação completa pode ser consultada no endereço abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário