segunda-feira, 25 de maio de 2015

Minicurso – A Economia Política da Crise Atual





Ministrante: Dr. Alfredo Saad-Filho (SOAS - University of London)

Dia 26/05 - Terça-feira 14h30–18h30  - Auditório César Lattes


Esse minicurso aborda a crise atual como uma crise no neoliberalismo. O curso inclui cinco partes. A primeira descreve o neoliberalismo enquanto sistema de acumulação e fase (ou modo de existência) atual do capitalismo global. Essa descrição parte das cinco características fundamentais do neoliberalismo: a financeirização da economia, a integração internacional da produção (‘globalização’), a financeirização do Estado, a financeirização da ideologia, e a financeirização da reprodução social.

A segunda parte examina as contradições do neoliberalismo e, especificamente, as limitações da acumulação global durante os anos 2000, culminando com a crise iniciada em 2007. A terceira descreve a crise, seu impacto imediato e suas conseqüências de médio prazo sobre as economias capitalistas avançadas (especialmente os EUA, o Reino Unido e a Zona do Euro) e as economias em desenvolvimento (em particular a China).

A quarta examina as políticas econômicas disponíveis para o neoliberalismo sob a crise, e sugere alternativas mais radicais partindo de uma abordagem fundada na economia política. A quinta resenha como a crise tem sido percebida pela literatura marxista, à luz das teorias tradicionais das crises econômicas baseadas na superprodução, subconsumo, desproporções e queda da taxa de lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário