terça-feira, 31 de maio de 2016

Manhã de quarta-feira (01) discute BRICS e Conjuntura















Patrick Bon (WAPE)

O segundo dia de atividades no XXI ENEP - dia 01 de junho - começa às 8h com a Sessão Especial Reinaldo Carcanholo de Economia Política, que terá a presença de Patrick Bond (WAPE/África do Sul), na conferência "World financial, trade and investment trends seen from the BRICS", com tradução simultânea. Ele é nascido na Irlanda do Norte, mas com sete anos mudou-se com a família para os Estados Unidos onde se formou em Economia na Universidade da Pensilvânia.

No início dos anos 1990 mudou-se para a África do Sul onde trabalhou com ONGs  na cidade de Joanesburgo, atuou no governo de Nelson Mandela e lecionou na Universidade de Witwatersrand. O trabalho de Bond versa principalmente sobre a economia política da África, finanças internacionais, o desenvolvimento eco-social e ecologia política e questões de desenvolvimento na África do Sul contemporânea. Ele trabalha em comunidades urbanas e com movimentos de justiça global em vários países. Lançou fortes críticas contra os regimes de governança neoliberais na África do Sul e além, e as falhas dos Estados capitalistas para enfrentar a justiça social e a degradação ambiental. É um dos cientistas sociais mais citadas na África do Sul.

Logo após essa conferência acontece uma discussão sobre a conjuntura brasileira, com a presença de Patrick, a diretora da SEP Maria Malta e Ester Dwek, ex-assessora do Gabinete da Presidência da República.


A coordenação da mesa será de João Ildebrando Bocchi (PUC-SP)

Minicursos abrem o XXI ENEP

Durante todo esse primeiro dia de evento acontecem atividades de formação. As salas estão cheias e os minicursos já estão sendo dados desde a manhã.

A parte da noite está reservada para reunião da diretoria da SEP.





Fotos postadas por Jé Nascimento

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Começa o XXI ENEP

















A edição histórica do Encontro Nacional de Economia Política, que celebra os 20 anos da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP), abre nessa terça feira, dia 31, com atividades de formação. Durante todo o dia se desenvolvem os minicursos, ministrados por renomados professores e pesquisadores. A inscrição pode ser feita na hora, junto aos organizadores.

Na parte da manhã, a partir das 8h, acontecem os seguintes minicursos:

1  - Pensamento econômico brasileiro no período autoritário: semelhanças não são meras coincidências, com Maria Malta (UFRJ), Bruno Borja (UFRJ) e Wilson Vieira (UFRJ).
2 -  Método e temas na Economia Politica Marxista, com Alfredo Saad (SOAS.
3 - Território e Globalização, com  Fátima Previdelli (UFMA) e Luiz Eduardo Simões de Souza (UFMA).

Na parte da tarde, desde as 14h:

1  Pensamento de Vânia Bambirra, com Fernando Corrêa Prado (UNILA), Roberta Traspadini (UNILA), Carla Ferreira e Mathias Luce (UFRGS).
2 - A política macroeconômica do Governo Dilma, com  Victor Leonardo Araújo (UFF) e Denise Gentil Lobato (UFRJ).
3 - Austeridade fiscal e direitos sociais no Brasil, com Rodrigo Octávio Orair (IPEA), Vanessa Petrelli Corrêa (UFU) e Pedro Rossi (UNICAMP).


A parte da noite está reservada para reunião da diretoria da SEP.

Veja locais e horário no caderno de Resumos

Vânia Bambirra

























Minicurso sobre a vida e obra de Vânia Bambirra, uma das formuladoras da Teoria Marxista da Dependência.

Inscrições no local.

Um guia para se mover no XXI Enep

















Este guia foi organizado para auxiliar a estadia dos participantes do XXI ENEP, com informações úteis e  opções de lazer. Esperamos que tenham uma ótima experiência neste ENEP na UFABC, para a nossa Universidade é um prazer recebê-los.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

XXI edição do ENEP discute a economia da recessão



















Já está chegando a XXI edição do Encontro Nacional de Economia Política, que esse ano acontece em São Bernardo do Campo, a partir do dia 31 de maio, com atividades até o dia 02 de junho. Mais de 400 pessoas estão inscritas nessa que será uma edição histórica, pois marca os vinte anos da Sociedade Brasileira de Economia Política, nascida em junho de 1996, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ).

 A SEP uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo primordial garantir um espaço ampliado de discussão a todas as correntes teóricas e áreas de trabalho que entendam a economia como uma ciência inescapavelmente social e que, por isso, tenham na crítica ao mainstream seu elemento comum.

Para essa edição de número 21, estão programados minicursos, sessões especiais de debates, painéis de conferências e grupos de trabalho, tendo como tema comum a política econômica de recessão vivida pelo país.

Na terça-feira, dia 31, acontecem os minicursos: Pensamento econômico brasileiro no período autoritário: semelhanças não são meras coincidências, com Maria Malta (UFRJ), Bruno Borja (UFRJ) e Wilson Vieira (UFRJ);  Método e temas na Economia Politica Marxista, com Alfredo Saad (SOAS); Território e Globalização, com  Fátima Previdelli (UFMA) e Luiz Eduardo Simões de Souza (UFMA); Pensamento de Vânia Bambirra, com Fernando Corrêa Prado (UNILA), Roberta Traspadini (UNILA), Carla Ferreira e Mathias Luce (UFRGS); A política macroeconômica do Governo Dilma, com  Victor Leonardo Araújo (UFF) e Denise Gentil Lobato (UFRJ) e Austeridade fiscal e direitos sociais no Brasil, com Rodrigo Octávio Orair (IPEA), Vanessa Petrelli Corrêa (UFU) e Pedro Rossi (UNICAMP).

Na quarta-feira, dia 01 de junho, acontece a Sessão Especial Reinaldo Carcanholo de Economia Política, com a conferência de Patrick Bond (WAPE/África do Sul). Na parte da tarde é a vez dos grupos de trabalho e à noite acontece a Abertura Oficial seguida do primeiro painel que versará sobre o tema do evento: Economia Política da Recessão, com a participação de Niemeyer Almeida Filho (IE-UFU, coordenador), Clemente Ganz Lúcio (DIEESE), e Paul Singer (USP).

Na quinta-feira, dia 02 de junho, a primeira parte da manhã está reservada para a sessão de Comunicações, além do II painel que traz o tema “Ajuste fiscal e direitos sociais”, com  Patrick Rodrigues Andrade (PUCSP), Rosa Maria Marques (PUCSP), Salomão Barros Ximenes (UFABC) e Aquilas Mendes (FSP). Na parte da tarde, mais comunicações e a conferência de Al Campbell, do  Department of Economics, University of Utah, USA – IIPPE. As 17h acontece a homenagem a Paula Nabuco e logo em seguida a Assembleia da SEP.

No dia 03, sexta-feira, a terceira sessão de comunicações seguida do painel III – Mobilidade Urbana no Brasil, com  Christy Ganzert Pato (Escola do Parlamento SP) e um Representantes do BNDES. Na parte da tarde nova sessão de comunicações e o painel IV – Descaminhos dos governos de esquerda na AL: Brasil, Argentina, Uruguai e Equador, com  Marcelo Carcanholo (UFF-SEPLA), Julio Gambina (CLACSO, Universidade Nacional de Rosario, Argentina), e Antonio Elias (SEPLA, Uruguai).

No final do dia acontece a Cerimônia de encerramento.

Todas as atividades serão desenvolvidas na Universidade Federal do ABC, sobre a qual fala o presidente da SEP, Niemeyer Almeida Filho: “A UFABC “nasceu do zero”, como está expresso no seu site oficial. É fruto da enorme demanda da metrópole por profissionais interdisciplinares com capacidade de contribuição para o desenvolvimento do país. Destaca-se nela o componente da postura ativa na busca por soluções desconhecidas, ao invés do padrão passivo de receber o conhecimento acumulado dividido em uma série de especializações que dificultam a visão da totalidade dos problemas. Esta tônica serve de inspiração para pensar as políticas econômicas do futuro que atendam as demandas presentes. Parece-nos, portanto, muito promissor realizar XXI Encontro Nacional de Economia Política numa instituição como esta, pois a ideia de uma formação mais abrangente no campo da graduação em ciências econômicas aproxima-se da concepção que a Sociedade Brasileira de Economia Política vem sustentando desde a sua criação em 1996.

Por outro lado, este é um ano muito particular na história recente brasileira pela intensidade da crise política que se expressa num processo de impeachment da Presidenta eleita Dilma Rousseff. Há diversos trabalhos selecionados que abordam criticamente esta conjuntura, em geral mostrando sua natureza estrutural. Parece-nos que o espaço aberto à crítica conferido pelo Encontro Nacional mostrará, uma vez mais, que não é possível isolar o tema economia das questões sociais”.

A programação completa pode ser consultada no endereço abaixo.




quinta-feira, 26 de maio de 2016

Minicursos do XXI ENEP













Dia 31 de maio

8h–12h
Minicurso 1: GT HPE brasileira - Pensamento econômico brasileiro no
período autoritário: semelhanças não são meras coincidências
Maria Malta (UFRJ), Bruno Borja (UFRJ) e Wilson Vieira (UFRJ)

LOCAL : Sala Caio Prado Jr.

Minicurso 2: GT Pensamento Marxista - Método e temas na Economia
Politica Marxista
Alfredo Saad (SOAS )

LOCAL : Sala Reinaldo Carcanholo

14h30–18h30
Minicurso 3: GT Economia e Território – Território e Globalização
Fátima Previdelli (UFMA) e L uiz Eduardo Simões de Souza (UFMA)

LOCAL : Sala Jacob Gorender

Minicurso 4: GT Teoria Marxista da Dependência – Pensamento de Vânia
Bambirra
Fernando Corrêa Prado (UNILA ), Roberta Traspadini (UNILA ), Carla Ferreira e
Mathias Luce (UFRGS)

LOCAL : Sala Vânia Banbirra

Minicurso 5: GT Estado e Políticas Públicas - A política macroeconômica do
Governo Dilma
Victor Leonardo Araújo (UFF) e Denise Gentil Lobato (UFRJ)

LOCAL : Sala Antônio Barros de Castro

Minicurso 6: GT Economia Política da Macroeconomia - Austeridade fiscal e
direitos sociais no Brasil
Rodrigo Octávio Orair (IPEA), Vanessa Petrelli Corrêa (UFU) e Pedro Rossi (UNICAMP)
LOCAL : Sala Ignácio Rangel


As inscrições para os minicursos podem ser feitas na hora.

Tudo pronto para o XXI ENEP

Cristina Reis, da organização do XXI ENEP, fala sobre os preparativos do evento, que começa no dia 31 de maio, na UFABC.


quarta-feira, 18 de maio de 2016

Alojamento em São Bernardo para estudantes













Todos os estudantes que virão de outras cidades para participar do XXI ENEP e não têm direito à hospedagem, poderão encontrar algumas boas opções nos espaços que estão sendo buscados pelo Centro Acadêmico de Ciências Econômicas (CACE) da UFABC. 

A garotada está agitando lugares junto às repúblicas de estudantes, que poderão ser utilizados durante os dias do evento.
Veja página no face sobre o ENEP organizada pelo CACE e encontre um lugar para ficar. 

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Diárias para apresentadores de trabalhos nas sessões ordinárias


















Atenção participante,
 
A SEP irá custear duas diárias em quarto duplo no Hotel Pampas Palace Hotel (Av. Barão de Mauá, 71, km 18 via Anhanguera. Jardim Ma. Adelaide. 09726-000. São Bernardo do Campo. www.pampaspalacehotel.com.br. Tel: (11) 41222000) para um apresentador por trabalho aprovado em sessões ordinárias.
 
Conforme a Assembleia no ano passado, foi decidido que apenas os autores de artigos em sessões ordinárias com associação em dia no momento da inscrição teriam direito às duas diárias. Contudo, como o ENEP tomou significado e importância especiais ligados à presença do maior número possível de pesquisadores dedicados à promoção da ciência econômica como ciência inescapavelmente social, a diretoria decidiu confirmar duas diárias também para àqueles autores de sessões ordinárias que eventualmente não estejam na condição de associado no atual momento.
 
Para os apresentadores de trabalho das sessões de comunicação não haverá nem reserva de quarto no Hotel nem custeamento de diárias.
 
Pedimos compreensão pelo ajuste das informações. Como a restrição de pagamento de diárias aos autores em dia foi indicada nas instruções de submissão, informamos aos autores não-sócios ou em atraso que podem regularizar sua situação posteriormente fazendo o pagamento da anuidade pelo site http://www.sep.org.br/log/.
 
Para confirmar a presença de somente 1 (um) dos autores de cada artigo em quarto duplo, para comunicar preferência de pessoa para dividir quarto, necessidade de migrar para quarto single (arcando com os custos), de compartilhar quarto com alguém da família (arcando com os custos) ou para sair da lista de reserva (caso tenha outro local de estadia), favor escrever para xxienep@gmail.com.
 
Agradecemos o informe de todo(a)s sobre a confirmação de presença nos quartos do Hotel, que irá auxiliar significativamente os trabalhos de organização e logística do ENEP 2016. Caso tenha pagamento de diárias financiado por outro órgão, como sua instituição de origem/universidade, favor informar também pelo xxienep@gmail.com.
 
Atenciosamente
Comissão Organizadora"

sábado, 7 de maio de 2016

A conjuntura brasileira

Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) fala sobre a política nacional nesse início de mês de maio.

Inscrições





Minicursos e grupos de debate ajudam a pensar a conjuntura













Já está disponível o enlace para a realização das inscrições ao XXI ENEP. Basta acessar o endereço abaixo e fazer o cadastro.

http://sep.acadex.com.br/xxi-enep/u/tickets

Programação preliminar - XXI ENEP

ECONOMIA DA RECESSÃO




Programação Geral


Terça-feira: 31/05/2016
Atividades de Formação
08h-12h
Minicurso1: GT HPE brasileira -  Pensamento econômico brasileiro no período autoritário: semelhanças não são meras coincidências
Maria Malta (UFRJ), Bruno Borja (UFRJ) e Wilson Vieira (UFRJ)
LOCAL: sala Caio Prado Jr.

Minicurso2: GT Pensamento Marxista - Método e temas na Economia Politica Marxista
Alfredo Saad (SOAS)
LOCAL: sala Reinaldo Carcanholo

Minicurso3: GT Economia eTerritório  – Território e Globalização
Fátima Previdelli (UFMA) e Luiz Eduardo Simões de Souza (UFMA)
LOCAL: sala Jacob Gorender
14h-18h
Minicurso4: GT Teoria Marxista da Dependência – Pensamento de Vânia Bambirra
Fernando Corrêa Prado (UNILA), Roberta Traspadini (UNILA), Carla Ferreira e Mathias Luce (UFRGS)
LOCAL: sala Vânia Bambirra

Minicurso5: GT Estado e Políticas Públicas - A política macroeconômica do Governo Dilma
Victor Leonardo Araújo (UFF) e Denise Gentil Lobato (UFRJ)
LOCAL: sala Antônio Barros de Castro

Minicurso6: GT Economia Política da Macroeconomia - Austeridade fiscal e direitos sociais no Brasil
Rodrigo Octávio Orair (IPEA), Vanessa Petrelli Corrêa (UFU) e Pedro Rossi (UNICAMP)
LOCAL: sala Ignácio Rangel
19h-21h
Reunião da Diretoria
Quarta-feira: 01/06/2016
Sessões especiais e abertura oficial do XXI ENEP
08h-09h
09h-12h
Sessão Especial Reinaldo Carcanholo de Economia Política
Patrick Bond (WAPE/África do Sul)
Coordenador: João Ildebrando Bocchi (PUC-SP)
LOCAL: Auditório Celso Furtado
14h – 17h
Reuniões dos Grupos de Trabalho:
GT – Teoria Marxista da Dependência LOCAL: sala Vânia Bambirra
GT – HPE Brasileira LOCAL: sala Caio Prado Jr.
GT – Estado e Políticas Públicas LOCAL: sala Antônio Barros de Castro
GT – Economia Política da Macroeconomia LOCAL: sala Ignácio Rangel
GT – Economia e Território LOCAL: sala Jacob Gorender
GT – Pensamento Marxista LOCAL: sala Reinaldo Carcanholo
GT – Economia Política da Amazônia LOCAL: sala Fábio Erber
18h-19h
Abertura Oficial
Reitor da UFABC
Presidente da SEP
Presidente da SEPLA
Secretário Executivo da ANPEC
Presidente da ANGE
Presidente da SEC – Argentina
LOCAL: Auditório Celso Furtado
19h-21h00
Painel I – Título – Economia Política da Recessão
Niemeyer Almeida Filho (IE-UFU, coordenador)
Clemente Ganz Lúcio (DIEESE)
Paul Singer (USP)
LOCAL: Auditório Celso Furtado
21h
Coquetel
Quinta-feira: 02/06/2016
Sessões Ordinárias/Comunicações, Painéis e Assembleia da SEP
08h30-10h
Sessões ordinárias – mesas 1 a 10
Sessão de comunicações I
10h – 10:30h
Café
10h30-12h
Painel II – Ajuste fiscal e direitos sociais
Coordenadora:  Patrick Rodrigues Andrade (PUCSP)
Rosa Maria Marques (PUCSP)
Salomão Barros Ximenes (UFABC)
Aquilas Mendes (FSP)
LOCAL: Auditório Celso Furtado
12h – 13h45
Almoço
13h45 – 15h15
Sessões ordinárias – mesas 11– 20
Sessão de comunicações II
15h30-17h
Conferência: Al Campbell
Department of Economics, University of Utah, USA - IIPPE
Coordenador: Fred Katz (SEP)
LOCAL: Auditório Celso Furtado
17h -17h30
Café
17h30-18h
Homenagem a Paula Nabuco
18h-20h
Assembleia da SEP
LOCAL: Auditório Celso Furtado
Sexta-feira: 03/06/2016
Sessões Ordinárias/Comunicações, Painéis e encerramento
08h30 – 10h
Sessões ordinárias – mesas 21 - 30
Sessão de comunicações III
10h – 10h30
Café
10h30-12h
Painel III – Mobilidade Urbana no Brasil
Christy Ganzert Pato (Escola do Parlamento SP)
Representantes do BNDES
LOCAL: Auditório Celso Furtado
12h – 13h45
Almoço
13h45 – 15h15
Sessões ordinárias – mesas 31 – 40
Sessão de comunicações IV
15h30 - 17:00h
Painel IV – Descaminhos dos governos de esquerda na AL: Brasil, Argentina, Uruguai e Equador
Coordenador Marcelo Carcanholo (UFF-SEPLA)
Julio Gambina (CLACSO, Universidade Nacional de Rosario, Argentina)
Antonio Elias (SEPLA, Uruguai)
LOCAL: Auditório Celso Furtado
17:00h – 17:30h
Café
17:30h – 19:00h
Cerimônia de encerramento



quinta-feira, 5 de maio de 2016

Pela democracia


O MNCCD - Movimento Nacional Contra Corrupção e pela Democracia apoia manifesto da SEP na defesa do estado de direito.



























O MNCCD - Movimento Nacional Contra Corrupção e pela Democracia, que é integrante da Campanha do Plebiscito pela Constituinte Exclusiva e Soberana de Reforma do Sistema Político, da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas e dos Comitês Pró-democracia na Câmara e no Senado, além de outros fóruns pela democracia e justiça social, declara seu apoio à democracia, ao respeito à lei e ao governo legítimo e democraticamente eleito da presidenta Dilma.

Este momento é historicamente gravíssimo e trágico diante de mais uma tentativa ao longo da nossa república quando se tenta quebrar o estado de direito e rasgar a constituição. A elite tenta um golpe de estado com clara inspiração fascista. A democracia constitucional é provavelmente o tesouro mais precioso que temos, tão valioso que é incalculável e tem que ser protegida a qualquer preço. Há muito o que se fazer na defesa da democracia e no seu fortalecimento, em especial, ampliar a justiça social. Temos que e vamos resistir às ofensivas golpistas e garantir a democracia no Brasil.

Deste modo declaramos nosso apoio e assinatura ao Manifesto  "Sociedade de Economia Política alerta para a urgência de defender o Estado de Direito" lançado por esta combativa entidade. Queiram por gentileza, incluir a nossa assinatura ( nome e sigla ) e publiciza -la.

Saudações Democráticas,

Paulo Dias
MNCCD - Movimento Nacional Contra Corrupção e pela Democracia

Caderno do XXI ENEP




















Já está à disposição o caderno do XXI ENEP com a programação, mesas de trabalho e o resumo das apresentações. Todos os que foram aprovados para apresentação oral já podem conferir o material.

Importante lembrar que essa é uma versão preliminar. Algumas alterações podem ser feitas ainda.

Qualquer dúvida, escrevam para o correio da SEP: sep@sep.org.br

Veja o caderno de Resumo em PDF